Design ©Studioonpluto

8 - 21 julho 2024, Arraiolos

Número de participantes 4

 

GUIDA FONSECA

Guida Fonseca dedica-se à tapeçaria contemporânea desde 1988, ano em que frequentou o atelier de Gisella Santi. Foi membro do grupo 3.4.5, Associação de Tapeçaria Contemporânea Portuguesa e participou na organização dos II, III e IV Simpósios de Tapeçaria Contemporânea.

Dedica-se à pesquisa no campo da tecelagem, numa perspetiva de renovação de técnicas tradicionais, criando e executando peças com uma linguagem contemporânea. Tem desenvolvido ações de formação profissional nas áreas de tapeçaria, tecelagem, debuxo, fiação e tinturaria natural, e participado em diversos eventos culturais e artísticos, sendo formadora e colaboradora do Cearte.

Em colaboração com a Fundação Serralves e Saber Fazer realizou um estudo sobre as características da lã das diversas raças autóctones Portuguesas, a publicar. É autora de publicações técnicas na área têxtil, tem exposto em mostras individuais e coletivas.

SOBRE A RESIDÊNCIA

Nesta residência experimental de formação em tapeçaria e tecelagem falaremos sobre os princípios de ambas, percebendo o que são tecidos, como se criam e tecem em diferentes teares. Trataremos os princípios da tapeçaria e da tecelagem, o funcionamento dos teares, as estruturas dos tecidos, a representação gráfica da tecelagem, o cálculo de urdidura de teias, a montagem de teias nos teares e execução de amostras. Ainda haverá sessões de apresentação de trabalhos de artistas plásticos que usam a tapeçaria ou tecelagem e sessões de projetos pessoais.

Pretende-se que esta residência estimule a experimentação e exploração do uso da tapeçaria e tecelagem nas artes plásticas.